quarta-feira, 11 de julho de 2007

dieta do carboidrato


Estávamos a poucos dias da eleição presidencial que iria ocorrer no primeiro dia do mês de Outubro do ano corrente de 2006. Lula estava ansioso: ele tinha certeza do seu triunfo no primeiro turno.
O curral eleitoral do PT justifica o voto afirmando que, desde a supremacia petista, eles têm comido arroz todo os dias. Além de arroz, eles também têm comido mais macarrão.
Excelente. Carboidrato dá uma tremenda "sustância". Foi uma fachada brilhante para a questão da fome, da má distribuição de renda, do desemprego e da educação precária. Nunca presenciei um engodo político e social mais eficaz. Mataram uma ninhada de coelhos com uma cajadada só.
Eu até poderia concordar com essa argumento se não soubesse que arroz é comida de pobre. O Lula deixou de ser pobre, logo, não come arroz, muito embora ele nunca tenha deixado seus hábitos suburbanos de lado: dá-lhe que come churrasco! E como pobre adora churrasco, tudo é um bom pretexto para o velho churrasco na laje. Ele fez da Granja do Torto a sua laje de luxo.
O povo brasileiro, além de ignorante se contenta com muito pouco. Por exemplo, se ao chegar em casa eu pudesse apreciar um delicioso salmão servido em uma bandeja de prata, com certeza ele teria o meu voto, até por uma questão de inteligência. Mas isso não acontece. Chego em casa e tenho que me contentar com uma lasanha ou, na melhor das hipóteses, com um strogonoff. O quê não impede que eu admire o Lula, porque além de ser o torneiro-mecânico mais bem sucedido da história, mostrou-se, além disso, um nutricionista com credenciais altíssimas para determinar a alimentação de milhões de pessoas.
De fato, pensa-se muito baixo por aqui. Vivemos em meio à uma guerra civil disfarçada não só pela mídia. A política é desmoralizante. O acesso à saúde é decadente. A educação então...! O povo brasileiro nutre um gosto secreto pela dor: é preciso que haja dois mandatos de um Zé da Betoneira para que uma nação inteira perceba a sua incapacidade de gerenciar o país. Foi assim com o governo FHC, agora, com tantas éguas-pocotó, tchutchucas e adjacentes à solta não poderia ter sido diferente. Lula foi reeleito. Enganando os milhões que são subalimentados por ele, que se empanturra de carne de primeira. E mesmo não tendo vencido tão facilmente como ele proclamava, eu não duvidava da sua vitória, mas isso não significa que facilitei as coisas.

Nenhum comentário: